O que é Mindfulness?

A palavra Mindfulness significa atenção plena, mente alerta ou consciência plena. É uma técnica que oferece um conjunto de ferramentas práticas e teóricas baseadas em filosofias ancestrais, comprovadas pela ciência moderna, que são ao mesmo tempo uma prática formal e uma maneira de viver a vida. A mindfulness nos convida a trabalhar o controle respiratório, a atenção ao fluxo incessante de pensamentos, o gerenciamento emocional, o foco e a concentração. Essa técnica é estudada cientificamente há mais de 40 anos com extensa comprovação de seus efeitos. Pode ser considerada como um atributo da consciência, um estado de “qualidade da atenção”, que é capaz de promover o aprimoramento de nosso bem estar. Leia Mais!

O que mais é importante saber?

Nossa mente é muita mais desatenta do que pensamos. Quando tentamos focar demais a atenção isto cansa a mente, pois ela não está treinada. Mindfulness é um treinamento atencional de forma relaxada, aberta e natural.

Esse estado de alerta relaxado pode ser treinado. Os níveis de consciência do estado de Mindfulness são  capazes de  dar atenção  aos pensamentos, emoções, bem como a percepção de estímulos sensoriais. Pode-se estar consciente de estímulos sem que eles estejam no centro das atenções. Na consciência, realidade e atenção estão interligados, sendo capazes de manter o foco por diferentes períodos de tempo. Saiba Mais!

Benefícios fisiológicos das práticas de mindfulness

As práticas de Plena Atenção (Mindfulness) apresentam as seguintes características e efeitos psicofisiológicos:

  • Diminuição de estresse
  • Hipometabolismo semelhante ao que ocorre no sono profundo e alguns estados hipnóticos
  • Diminuição da ansiedade
  • Redução da freqüência cardíaca
  • Controle da pressão arterial
  • Declínio no cortisol
  • Diminuição da noradrenalina e adrenalina

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