Negociação

O foco do DNC Institute é direcionado a auxiliar as pessoas a realizar negociações baseadas no respeito e na reciprocidade, com desenvolvimento do potencial humano, para formação de relações positivas.

Negociações são realizadas diariamente por todos nós. Seu espectro pode envolver desde situações diárias e simples, como decidir a que restaurante ir ou a que filme assistir com os amigos, a questões importantes, como a compra de um apartamento, o regime de bens a ser adotado ou o aumento salarial. As negociações podem, ainda, envolver situações de conflito, como disputas judiciais, discussões contratuais ou crises familiares.

Nossos cursos são direcionados ao ensino da arte de negociação em todos esses aspectos e sob o viés da comunicação não defensiva e empática, da obtenção de ganhos mútuos, mediante controle das emoções e, portanto, melhora das relações.

Mediação

Nossos cursos são destinados a Mediadores iniciantes ou avançados ou mesmo a operadores do Direito que, direta ou indiretamente, tenham contato com essa importante ferramenta de solução de conflitos.

Como sabido, a Mediação é um método de solução de conflitos, no qual um terceiro (imparcial e independente) auxilia as pessoas envolvidas a dialogar ou a restabelecer o diálogo, muitas vezes interrompido pelo surgimento do conflito.

O papel da mediação é permitir que as partes conversem, se comuniquem, dando vazão às suas ideias, percepções, interesses e necessidades. Enfim, que possam ter um espaço seguro (com confidencialidade e sigilo) para tratar abertamente do conflito que vivenciam, sendo essa conversa mediada por um terceiro, alguém com qualidade e competência para desenvolver essa intermediação.

O mediador que compreende melhor o cérebro humano, sua forma de funcionamento, assim como os efeitos que uma situação de que conflito produz, é capaz de interagir mais positivamente no ambiente, auxiliando as partes a focarem sua atenção, na busca de melhores soluções por meio dos processos de tomada de decisão.

Práticas Colaborativas

Os advogados, coaches e neutros colaborativos podem encontrar em nossos cursos, seminários e palestras um ferramental extremamente útil e diferenciados para suas práticas.

Sabemos que as práticas colaborativas, a exemplo da mediação, são um método de solução de conflitos. Todavia, diferentemente da mediação, não é um terceiro (“neutro”) que se encarrega de auxiliar as partes na missão de reconstruir um canal de diálogo, mas sim os próprios profissionais colaborativos que atuam no caso. Ou seja: as partes, nas práticas colaborativas, são igualmente convidadas a desenvolver o protagonismo na solução de seus problemas, sendo amparadas e suportadas por profissionais treinados a prestar esse auxílio.

Os advogados colaborativos assinam um termo de colaboração, de confidencialidade e sigilo. Por esse termo, as partes se comprometem a compartilhar documentos e informações, sendo o foco do processo a construção do consenso entre as partes.

É muito importante que os profissionais colaborativos disponham de um ferramental que os habilite a lidar positivamente com os conflitos, reduzindo as situações de estresse, ampliando as possibilidades de solução, compreendendo profundamente a si mesmo, seu cliente a outra parte, de modo a contribuir de forma efetiva para a resolução de desavenças. Conhecimentos em neurociência comportamental podem ser um diferencial muito importante na condução dessas práticas.

É por essa razão que acreditamos que o autoconhecimento e o profundo conhecimento da mente humana sejam fatores decisivos na carreira de um profissional dessa excepcional área.