Propósito

Nosso propósito é o de fomentar, aprimorar e disseminar uma abordagem efetiva para a criação de consenso, como forma de gestão e superação de desavenças, priorizando o autoconhecimento, a excelência das relações humanas e o aprimoramento de resultados por meio de ferramentas comportamentais e de liderança pessoal, como o Mindfulness.

Buscamos a união da neurociência, em seu aspecto comportamental, para integrá-la ao Direito como forma de aprimorar os mecanismos de resolução de disputas, melhorar a qualidade de vida pela gestão do estresse e ansiedade, aumentar a capacidade de resiliência, criair novas possibilidades neuronais de tomada de decisão mais efetivas em seu trabalho e em sua vida, colaborando com uma sociedade mais ética e humana.

Norteadores

Temos por norte os seguintes princípios:

 

  • Comunicação empática
  • Protagonismo
  • Autoconhecimento
  • Resiliência
  • Equilíbrio emocional
  • Colaboração
  • Interdisciplinaridade

Comunicação empática

Acreditamos no diálogo empático como ferramenta primordial para a resolução de conflitos, na mudança de percepção de si mesmo e do outro, na tomada de consciência e assunção de responsabilidade pelos atos, escolhas e experiências vivenciadas.

Protagonismo

Confiamos no potencial humano como forma de superação dos conflitos. Entendemos que a verdadeira superação do conflito (sua gestão positiva) deve ocorrer mediante protagonismo das pessoas diretamente envolvidas, e não mediante a terceirização da solução (por advogados ou juízes). Confiamos que as pessoas são capazes de se fortalecer diante dos conflitos e, ainda, de reconhecer o ponto de vista do outro, criando aprendizado e consenso.

Autoconhecimento

Acreditamos na utilização da capacidade humana, mediante o autoconhecimento, para a tomada de decisões aptas a dissolver impasses e disputas na resolução de conflitos, por meio de suportes como as técnicas de Mindfulness.

Resiliência

Confiamos na importância das pessoas absorverem os aparentes problemas que vivenciam de uma forma a não causar danos internos (a si mesmos) e de promoverem uma resposta eficiente e assertiva à situação apresentada.

Equilíbrio emocional

A neurociência nos mostra que cultivar a atenção e o equilíbrio emocional é um grande passo para uma vida profissional mais produtiva e menos sobrecarregada, sendo um eficaz meio de prosperidade pessoal. Preconizamos os treinamentos do DNC Institute baseados em neurociência comportamental e Mindfulness.

Processo colaborativo

Acreditamos na colaboração e no respeito mútuo como ferramentas e forma de inter-relação humana para superação de conflitos. Confiamos no compartilhamento de decisões, ao invés de dinâmicas de competição ou imposição de posições, como mecanismo de solução real e profunda de impasses.

Interdisciplinaridade

Diferentes olhares e perspectivas, quando canalizados de maneira respeitosa e convidativa, permitem que o processo de tomada de decisão se enriqueça, que novas opções sejam consideradas, aprimorando as alternativas e os recursos à disposição das pessoas envolvidas em um conflito.